Para registrar uma reclamação, é necessário apresentar: RG, CPF, comprovante de residência, e documentos relacionados à reclamação, como nota fiscal, contrato, fatura, comprovante de pagamento ou outros que comprovem a relação de consumo.
Após o registro, o Procon analisa a demanda e envia uma notificação à empresa em até 10 dias úteis. Em casos específicos, pode ser agendada uma audiência de conciliação, e o consumidor é informado sobre os próximos passos por e-mail ou telefone.
O consumidor pode acompanhar o andamento diretamente pelo canal onde fez o registro (como o AjuInteligente), pelo telefone (79) 3179-6040, ou pessoalmente na sede do Procon. Após a análise, o órgão informa o resultado da mediação ou a necessidade de outras providências.
Você pode acionar a GMA pelo número 153 em situações como: agressões, ameaças, tráfico ou uso de drogas, dano ao patrimônio público, violência doméstica, roubos, furtos e outras ocorrências em flagrante que exijam intervenção imediata. O serviço funciona 24 horas por dia.
Sim. A GMA possui a Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento de mulheres com medidas protetivas, promovendo visitas, orientações e apoio direto, além de realizar ações educativas sobre o combate à violência doméstica.
Você pode enviar fotos, vídeos ou informações de forma sigilosa pelo WhatsApp (79) 98166-7790, disponível para denúncias 24h. Também é possível utilizar o e-mail ouvidoria.gma@aracaju.se.gov.br ou comparecer pessoalmente em uma das bases operacionais da GMA.
Acione o número 199 (ligação gratuita e 24h) sempre que houver risco iminente à vida ou ao patrimônio, como em casos de alagamentos, deslizamentos, desabamentos, enchentes, rachaduras em imóveis ou outras situações de emergência.
Você pode receber alertas gratuitos de duas formas:
- Via SMS: Envie o CEP da sua rua para o número 40199.
- Via WhatsApp: Adicione o número (61) 2034-4611, envie “Olá” e siga as instruções para cadastrar áreas de interesse.
A Defesa Civil de Aracaju atua antes, durante e após os desastres. Desenvolve ações de prevenção, monitoramento de áreas de risco, capacitação comunitária, além de assistência e recuperação em situações de emergência. Também promove o mapeamento de riscos e ações educativas para reduzir danos futuros.
Vindo ao serviço pessoalmente, de posse de comprovante de residência, documento de identificação e cartão do SUS, você será acolhido por uma equipe, que discutirá as suas necessidades e o melhor local de tratamento dentro do SUS, ou seja, se continuará a ser acompanhado no serviço, ou se será encaminhado para outro serviço que atenda melhor suas necessidades, sempre o mais perto possível do território do usuário.
É possível acompanhar os pedidos encaminhados a Regulação de Aracaju acessando a “Lista Pública” no Portal da Saúde de Aracaju, através do link abaixo:
https://aracajusaude.voipy.com.br/portalcidadao/#/listapublicalistaespera
Qualquer empresa que desenvolve atividade sujeita a regulação sanitária, classificadas de acordo com o risco sanitário conforme previsto na Instrução Normativa nº 66 de 01 de setembro de 2020. E desenvolvem atividade classificada como de médio ou alto risco sanitário conforme previsto no Decreto Municipal nº 7.493 de 07.02.2024.
Não, atualmente o processo de licenciamento sanitário (Alvará Inicial e Renovação) é feita através do ajuinteligente. Clique aqui para acessar o AjuInteligente. Após acessar, siga: AjuInteligente → Saúde → Vigilância Sanitária → Solicitação de Alvará Sanitário.
O Alvará Sanitário tem validade de 01 ano, devendo ser solicitada a renovação 60 dias antes do vencimento.
A SEMDE, por meio da Gerência de Atração de Empresas e Ambiente de Negócios, oferece apoio e incentivos específicos para a implantação e consolidação de empresas no município, visando gerar emprego e renda.
Sim, a SEMDE desenvolve políticas de formação para o trabalho, promovendo capacitação profissional para os cidadãos de Aracaju, visando preparar a população para o mercado de trabalho.
Para entrar em contato com a SEMDE, você pode dirigir-se à sede da Secretaria, entrar em contato através dos canais oficiais da Prefeitura de Aracaju ou acessar o site oficial da Secretaria. (79)3142-1721) – Instagram semde.aracaju – gabinete.semde@aracaju.se.gov.br
Normalmente no período que antecede o evento que é necessário a cobertura da imprensa, abrem-se inscrições durante um espaço de tempo, para esse credenciamento, que é informado no site da Prefeitura e/ou demais canais de informação.
Recebemos a solicitação, que será analisada, através do site Ajuinteligente, ou presencialmente no setor de Protocolo Geral do Centro Administrativo Profº. José Aloísio Campos, endereço: R. Frei Luiz Canolo de Noronha, 42 – Ponto Novo, Aracaju – SE, 49097-270.
O cadastro no Auxílio Moradia é realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A família deve estar em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, ou ter sido afetada por calamidade pública. Também é necessário não ser proprietário de imóvel e ter renda per capita de até meio salário mínimo.
Para acessar o Cadastro Único, o cidadão deve procurar o CRAS mais próximo, levando documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor, comprovante de residência e, se houver, documentos de crianças e adolescentes com idade escolar.
Os principais pontos turísticos de Aracaju incluem:
- Orla de Atalaia: Com 6 km de extensão, ciclovia, quadras esportivas e restaurantes.
- Centro Histórico: Inclui o Mercado Municipal, o Palácio Olímpio Campos e a Catedral Metropolitana.
- Museu da Gente Sergipana: Um espaço interativo sobre a cultura sergipana.
- Croa do Goré: Um banco de areia natural com águas cristalinas.
- Passarela do Caranguejo: Uma área gastronômica à beira-mar com dezenas de restaurantes.
Você pode visitar os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), localizados em:
- CAT Mercado: Mercado Municipal Thales Ferraz, Centro. Tel: (79) 3222-1432
- CAT Mirante: Av. Gov. Paulo Barreto de Menezes, 13 de Julho. Tel: (79) 3222-1432
- CAT Orla Por do Sol: Av. Dr. José Emídio do Nascimento, Mosqueiro. Tel: (79) 3222-1432
O AjuAnimal é um programa que oferece castração gratuita, atendimento veterinário, acolhimento temporário e incentivo à adoção de cães e gatos em situação de vulnerabilidade. Para acessar os serviços, você pode realizar o agendamento para castração ou se cadastrar como tutor temporário no AjuInteligente. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-3000 ou e-mail sema@aracaju.se.gov.br.
Primeiramente, certifique-se de que sua denúncia está relacionada a procedimentos e ações de agentes públicos Municipais ou órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Procure descrever os fatos de forma clara, simples e objetiva, de forma que a denúncia seja apurada. O ideal é que se receba um relato o mais completo possível do assunto, com a indicação, por exemplo, de nomes, locais, datas, documentos comprobatórios, bem como tudo o que possa auxiliar a identificação do ilícito. Para fazer sua denúncia entre no site do Aracaju da Transparência e acesse o link “Acesso à Informação”.
A toda denúncia ou manifestação recebida é atribuído um número de protocolo, número com que é possível acompanhar o andamento do processo, que será atendido no prazo máximo de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, de acordo com o previsto no Decreto n.º 5.360, de 22 de junho de 2016. Nesse período, o órgão responsável por apurar o caso entrará em contato com o denunciante/requerente para dizer quais providências foram tomadas, ou serão tomadas. Todas as solicitações serão respondidas.