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Acesso à informação (LAI)

Última atualização em quarta-feira, 18 jun 2025 – 08:32 hrs

Lei de Acesso à Informação (Lei Federal n.º 12.527/2011)

A Lei de Acesso à Informação (LAI), entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e tem como propósito regulamentar o direito constitucional que garante a qualquer interessado o pleno acesso às informações públicas no país, sendo elas de interesses particular, coletivo ou geral. A Prefeitura Municipal de Aracaju, publicou no Diário Oficial do Município, no dia 30 de junho de 2016, o Decreto n.º 5.360, de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre o acesso as informações públicas de que trata a Lei (Federal) n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Municipal. A Prefeitura Municipal de Aracaju, disponibiliza dois canais, um físico e um eletrônico, para garantir ao cidadão o acesso à informação de maneira simples e transparente. O canal eletrônico permite que qualquer pessoa – física ou jurídica – formule pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. O cidadão pode ainda entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia. Lei n.º 12.527/2011 Pdf Decreto nº. 5360/2016, de 22 de junho de 2016Pdf

SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Presencial)

É um serviço disponibilizado em uma Unidade do poder público para atender o cidadão, presencialmente, que deseja solicitar o acesso à informação pública. Na PMA esse serviço está presente na: Ouvidoria-Geral do Município de Aracaju Endereço: Rua Arauá, 892, São José, Aracaju-SE. Telefones: 79 3711-1260 E-mail: ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br Ouvidor-Geral: Thaise do Sacramento HORÁRIO DE ATENDIMENTO: • Segunda-feira a Sexta-feira • 7 às 17h

E-SIC – Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão

É o serviço de informações ao cidadão, disponível na internet , onde qualquer pessoa física ou jurídica pode livremente, encaminhar e acompanhar pedidos de acesso as informações aos diversos órgãos e entidades da PMA. Para realizar o seu pedido clique no ícone abaixo:
Responsável (LAI): Francisco Navarro Contato/Telefone: 79 3711-1255 E-mail: acessoainformacao@aracaju.se.gov.br
Os prazos para atendimento dos pedidos de informações são definidos pelos artigos 9º e 10 e os prazos para apresentação de recursos são definidos pelos artigos 20 a 25, do Decreto nº 5.360/2016. Pdf

Situação

Prazo

Base Legal

INFORMAÇÃO DISPONÍVEL

Acesso imediato Decreto n° 5.360/16, Art. 9º, Caput
INFORMAÇÃO NÃO DISPONÍVEL 20 (vinte) dias Decreto n° 5.360/16, Art. 9º, § 1º
PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE RESPOSTA 10 (dez) dias, mediante justificativa enviada ao requerente antes do término do prazo de 20 dias. Decreto n° 5.360/16, Art. 10º, Caput
REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS 10 (dez) dias, contados da comprovação do pagamento pelo requerente ou entrega da declaração de pobreza por ele firmada. Decreto n° 5.360/16, Art. 11º, Parágrafo Único
PRAZO DE RECURSO POR INDEFERIMENTO OU DESCUMPRIMENTO DE PRAZO 10 (dez) dias, a contar da ciência, pelo interessado, da decisão de indeferimento ou da data de descumprimento do prazo. Decreto n° 5.360/16, Art. 20º, § 1º
PRAZO DE RECURSO ENCAMINHADO PARA A PROCURADORIA 20 (vinte) dias, contado da data da interposição de recurso. Decreto n° 5.360/16, Art. 22º, § 1º
PRAZO PARA CUMPRIMENTO DE PROCEDÊNCIA DE RECURSO 05 (cinco) dias úteis, a partir da ciência pelo órgão ou entidade recorrida. Decreto n° 5.360/16, Art. 24º, Caput

Órgão

Ouvidor Telefone

Ouvidoria-Geral do Município (Controladoria-Geral) | OGM/PMA

Marcelo Barbosa dos Santos 1622
Empresa Municipal de Obras e Urbanização | EMURB João Bosco Santana de Oliveira 3179-1621 / 3179-1619
Empresa Municipal de Serviços Urbanos | EMSURB Mariana Silva do Espírito Santo 3021-9908
Fundação Cultural Cidade de Aracaju | FUNCAJU Kamila Suyane Barros Andrade 3179-3685
Fundação Municipal de Formação para o Trabalho | FUNDAT Gabriele Ciril do Nascimento Frades 3179-1282
Guarda Municipal de Aracaju | GMA Denisson do Nascimento Souza 3179-1343 / 98108-8852
Instituto de Previdência do Municipal de Aracaju | AJUPREV Hugo Sidney Brandão Santos 4009-7880
Procuradoria Geral do Municipal | PGM Camila Brito F Brasileiro 3179-5061
Proteção e Defesa do Consumidor | PROCOM Ângela Augusta Prado Sobral 3179-6040
Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social | SEMFAS Marcelo Santos Souza 3179-3870
Secretaria Municipal da Fazenda | SEMFAZ Luiza Carla Sampaio Ferreira 3179-1133
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo | SEMICT Elizangela Pereira de Almeida Dinizio 3222-1432
Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte | SEJESP Tiago Ricardo Menezes 3222-1332
Secretaria Municipal da Saúde | SMS Daisy Santana Teles 0800-7293534
Secretaria Municipal de Comunicação Social | SECOM Francisco Carlos A. Santos de Oliveira 4009-7879
Secretaria Municipal de Educação | SEMED Luzinete de Souza Gama 3179-2071
Secretaria Municipal de Governo | SEGOV Marco Aurélio Costa Santos 4009-7999 / 4009-7926
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão | SEPLOG Jobson Luz dos Santos 4009-7893
Secretaria Municipal do Meio Ambiente | SEMA Cláudia Anselmo Prata 3225-4173
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito | SMTT Rômulo Souza de Barros 3234-4646 / 3249-2204 / 3249-2257
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito | SMTT CENTRAL DE MONITORAMENTO 118 / 3249-5564 / 3249-3333
Empresa Municipal de Obras e Urbanização | EMURB ILUMINAÇÃO PÚBLICA 0800 002 1743
A Prefeitura municipal de Aracaju ainda não possui informações classificadas por grau de sigilo, consoante disposições da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).
A Prefeitura municipal de Aracaju ainda não possui informações classificadas por grau de sigilo, consoante disposições da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).

Lei de Acesso à Informação (Lei Federal n.º 12.527/2011)

A Lei de Acesso à Informação (LAI), entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e tem como propósito regulamentar o direito constitucional que garante a qualquer interessado o pleno acesso às informações públicas no país, sendo elas de interesses particular, coletivo ou geral. A Prefeitura Municipal de Aracaju, publicou no Diário Oficial do Município, no dia 30 de junho de 2016, o Decreto n.º 5.360, de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre o acesso as informações públicas de que trata a Lei (Federal) n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Municipal. A Prefeitura Municipal de Aracaju, disponibiliza dois canais, um físico e um eletrônico, para garantir ao cidadão o acesso à informação de maneira simples e transparente. O canal eletrônico permite que qualquer pessoa – física ou jurídica – formule pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. O cidadão pode ainda entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Presencial)

É um serviço disponibilizado em uma Unidade do poder público para atender o cidadão, presencialmente, que deseja solicitar o acesso à informação pública. Na PMA esse serviço está presente na:
Ouvidoria-Geral do Município de Aracaju
Endereço: Rua Arauá, 892, São José, Aracaju-SE.
Telefones: 79 3711-1260
E-mail: ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br
Ouvidor-Geral: Thaise do Sacramento
Horário de Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira - 7 às 17h

E-SIC – Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão

É o serviço de informações ao cidadão, disponível na internet , onde qualquer pessoa física ou jurídica pode livremente, encaminhar e acompanhar pedidos de acesso as informações aos diversos órgãos e entidades da PMA. Para realizar o seu pedido clique no ícone abaixo:
Responsável (LAI): Francisco Navarro Contato/Telefone: 79 3711-1255
E-mail: acessoainformacao@aracaju.se.gov.br
Os prazos para atendimento dos pedidos de informações são definidos pelos artigos 9º e 10 e os prazos para apresentação de recursos são definidos pelos artigos 20 a 25, do  Decreto nº 5.360/2016. Pdf

Situação

Prazo

Base Legal e Procedimentos

INFORMAÇÃO DISPONÍVEL

Acesso imediato Decreto n° 5.360/16, Art. 9º, Caput
INFORMAÇÃO NÃO DISPONÍVEL 20 (vinte) dias Decreto n° 5.360/16, Art. 9º, § 1º
PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE RESPOSTA 10 (dez) dias, mediante justificativa enviada ao requerente antes do término do prazo de 20 dias. Decreto n° 5.360/16, Art. 10º, Caput
REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS 10 (dez) dias, contados da comprovação do pagamento pelo requerente ou entrega da declaração de pobreza por ele firmada. Decreto n° 5.360/16, Art. 11º, Parágrafo Único
PRAZO DE RECURSO POR INDEFERIMENTO OU DESCUMPRIMENTO DE PRAZO 10 (dez) dias, a contar da ciência, pelo interessado, da decisão de indeferimento ou da data de descumprimento do prazo. Decreto n° 5.360/16, Art. 20º, § 1º
PRAZO DE RECURSO ENCAMINHADO PARA A PROCURADORIA 20 (vinte) dias, contado da data da interposição de recurso. Decreto n° 5.360/16, Art. 22º, § 1º
PRAZO PARA CUMPRIMENTO DE PROCEDÊNCIA DE RECURSO 05 (cinco) dias úteis, a partir da ciência pelo órgão ou entidade recorrida. Decreto n° 5.360/16, Art. 24º, Caput
Órgão Ouvidor Telefone
Ouvidoria-Geral do Município (Controladoria-Geral) | OGM/PMA Thaise do Sacramento Nunes Almeida 3711-1260
Empresa Municipal de Obras e Urbanização | EMURB João Bosco Santana de Oliveira 3179-1621 / 3179-1619
Empresa Municipal de Serviços Urbanos | EMSURB Mariana Silva do Espírito Santo 3021-9908
Fundação Cultural Cidade de Aracaju | FUNCAJU Kamila Suyane Barros Andrade 3179-3685
Fundação Municipal de Formação para o Trabalho | FUNDAT Gabriele Ciril do Nascimento Frades 3179-1282
Guarda Municipal de Aracaju | GMA Denisson do Nascimento Souza 3179-1343 / 98108-8852
Instituto de Previdência do Municipal de Aracaju | AJUPREV Hugo Sidney Brandão Santos 4009-7880
Procuradoria Geral do Municipal | PGM Camila Brito F Brasileiro 3179-5061
Proteção e Defesa do Consumidor | PROCOM Ângela Augusta Prado Sobral 3179-6040
Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social | SEMFAS Marcelo Santos Souza 3179-3870
Secretaria Municipal da Fazenda | SEMFAZ Luiza Carla Sampaio Ferreira 3179-1133
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo | SEMICT Elizangela Pereira de Almeida Dinizio 3222-1432
Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte | SEJESP Tiago Ricardo Menezes 3222-1332
Secretaria Municipal da Saúde | SMS Daisy Santana Teles 0800-7293534
Secretaria Municipal de Comunicação Social | SECOM Francisco Carlos A. Santos de Oliveira 4009-7879
Secretaria Municipal de Educação | SEMED Luzinete de Souza Gama 3179-2071
Secretaria Municipal de Governo | SEGOV Marco Aurélio Costa Santos 4009-7999 / 4009-7926
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão | SEPLOG Jobson Luz dos Santos 4009-7893
Secretaria Municipal do Meio Ambiente | SEMA Cláudia Anselmo Prata 3225-4173
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito | SMTT Rômulo Souza de Barros 3234-4646 / 3249-2204 / 3249-2257
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito | SMTT CENTRAL DE MONITORAMENTO 118 / 3249-5564 / 3249-3333
Empresa Municipal de Obras e Urbanização | EMURB ILUMINAÇÃO PÚBLICA 0800 002 1743

Informações Classificadas

A Prefeitura municipal de Aracaju ainda não possui informações classificadas por grau de sigilo nos últimos 12 meses, incluindo os exercícios de 2021, 2022, 2023, 2024, consoante as disposições da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) .

Informações Desclassificadas

A Prefeitura municipal de Aracaju ainda não possui informações desclassificadas por grau de sigilo, nos últimos 12 meses, incluindo os exercícios de 2021, 2022, 2023, 2024, consoante as disposições da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).
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